Estar Perto e Ser Próximo

Nos últimos tempos tenho estado um tanto quanto reflexiva sobre como temos tratado o termo amizade e isso me levou a pensar no conceito de estar perto e o conceito de estar\ser próximo.
Muitos acreditam que estar perto e estar próximo são sinonimos. Ledo engano! Existe uma diferença descomunal entre os dois conceitos. Estar perto de uma pessoa é somente estar por conveniência e o estar próximo implica muito mais que isso.
Fazer-se próximo dá trabalho, nos arranca da zona de conforto. É sobre estar presente mesmo não estando perto (soa paradoxal né). É se preocupar com o bem-estar do outro despretensiosamente.
Ser próximo demanda gastar recursos em prol do outro; e aqui eu não falo de recursos monetários, mas sim de tempo. É estar lá para uma conversa aleatória, é estar lá para um desabafo.
Ser próximo é estar e acreditem em mim quando digo que dá trabalho estar próximo (mas vale a pena). Estar perto é fácil, é cômodo. Quando se está somente perto do outro, pode-se compartilhar ambientes, mas nunca compartilhar pensamentos, nunca compartilhar ideias e sentimentos porque não existe conexão, ao contrário, apenas existe a conveniência de conviver. Ser próximo é sobre a conexão de almas irmãs.
Para finalizar tais devaneios, digo que devemos deixar ir aquelas supostas amizades que estão certo apenas pela conveniência de estar e começar a dar atenção aos que realmente valorizam o significado de ser próximo para além do espaço físico porque amizade não é estar junto o tempo todo, muito menos é se falar o tempo todo. Amizade é um "vi isso e lembrei de você", é um "senti sua falta" vindos do nada no meio da semana, é um não posso, um dessa vez não vai dar, mas principalmente é um vou fazer uma força.
Amizade é cumplicidade mesmo distante, é a presença na ausência, é as vezes fazer o sacrifício de guardar suas dores e ir correndo socorrer o amigo nas dores dele e principalmente amizade é o eterno desafio de saber das falhas e dos defeitos e ainda assim amar o amigo e aprender a conviver com eles.
Que tenhamos discernimento para saber manter distância daqueles que somente estão por perto e sabedoria para valorizar aqueles que verdadeiramente aprenderam o conceito de estar próximo.