Ensaio Sobre a Humildade

Como uma pessoa religiosa, é inevitável que meu convívio escute palavras como paz, amor, humildade, longanimidade e as veja mal aplicadas e o empenhadas no nosso viver cotidiano. E nos últimos tempos tenho pensando profunda e profusamente no que vem a ser a humildade e o que torna uma pessoa humilde para além de qualquer religião.
Ao procurar o significado do conceito, achei o seguinte dito "Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades sem arrogância, prepotência ou soberba." Em nossa sociedade não raramente vemos tal significado ser deturpado e confundido com servidão, submissão e até mesmo timidez, vez ou outra ouvimos dizer que a pessoa verdadeiramente humilde é aquela que se veste com uma atitude de auto humilhação e auto destruição, quando em realidade a verdadeira essência da humildade é manter o orgulho sobre quem somos, sobre nossas realizações, sobre o nosso valor, sem qualquer arrogância. Aliás, humildade é o extremo oposto da arrogância, arrogância esta que tem o poder de adiantar o declínio de grandes líderes e organizações.
De um modo mais direto, humildade é ter uma confiança autêntica, sem a necessidade de vender nossos méritos toda hora.
Neste momento podem estar achando que me perdi na persona e comecei a criar um paradoxo, mas peço que pensem no seguinte cenário comigo. No decorrer de um trabalho voluntário nos deparamos com diversos tipos de pessoas, algumas com menos conhecimento, outras mais sabidas, mas todas ávidas por colaborar. O sujeito que é mais "sabido" não perde a chance e nem a oportunidade de estufar os peitos para dizer que é formado em A, em B, em C... Que os macacos me mordam se tal sujeito compreendeu o verdadeiro significado de ser humilde.
Humildade é se contentar em deixar que os outros descubra nossos talentos sem ter que se gabar deles incansavelmente. É a falta da arrogância e não a falta de vontade por busca de realizações. Humildade é uma virtude que cruza uma série de princípios.
Posso afirmar com segurança que não pode existir autenticidade sem a humildade, pois para uma pessoa admitir que não tem todas as respostas e buscar contribuições de outras requer humildade. E digo mais ainda quando nos deparamos com pessoas assim, rapidamente a tornamos objetos de admiração, né?
Humildade é saber ouvir o outro sem se melindrar e precisar crescer com arrogância. É aceitar que nos tornamos ilhas no limiar da arrogância.
Para finalizar, por tudo que sei, por tudo que vivi, ser humilde não torna você nem melhor e nem pior do que ninguém, mas pode te transformar em uma pessoa diferente da grande massa, sem contar que em um dia de estresse, um dia de angústias, naqueles dias em que nada da certo, é muito bom termos a chance de cruzar o caminho de alguém verdadeiramente humilde. Pessoas assim sabem ouvir e tem uma sabedoria para nos dizer as palavras corretas, como se eles estivessem iluminadas por uma força superior. E elas nos confortam com cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e de alguma forma nos ajudam a superar as tristezas e os problemas devolvendo assim o nosso sorriso e confiança.
Espero que um dia possamos viver em uma sociedade genuinamente humilde, mas por enquanto, espero que essas simples palavras possam mudar o mundo de alguém e assim mente por mente vamos começar uma grande revolução!