Ego

08/01/2024

O nosso próprio ego é tão difícil de ver, que muitas pessoas pensam que nem o têm!

Conhece algum egoísta que ache que é egoísta?

Não né, e aposto ainda que tal sujeito talvez chegue algum dia a dizer que sim só para parecer bem na fita, mas no fundo estará convencido que até é "boa pessoa", que age de tal forma porque é o correto a se fazer.

Balela pura.

E porque se revela tão difícil vermos o nosso próprio ego? Sei que é duro reconhecer isto, mas… o motivo reside no fato de termos um ego GIGANTESCO.

Todos nós vivemos em permanente contato com a Terra, no entanto, pela enorme dimensão do planeta, não vemos a Terra, mas tão somente o pequeno pedaço dela que temos a frente de nossos narizes!

Vivemos num mundo tão vasto e tão grande, com diferentes tipos de pensamentos, diferentes formas de agir, e ainda assim pensamos que a nossa é aquela premiada, é a única correta num mundo com bilhões de residentes.

E por que distinguimos mais facilmente o ego dos outros do que o nosso? Sei que é duro reconhecer isto, mas… lá vamos nós outra vez, o motivo reside no fato de termos um ego GIGANTESCO.

Se estiver dentro do teu enorme castelo, certeza que conseguirá ver de longe o castelo do teu vizinho. De cima a baixo; mas do teu próprio, só estará vendo alguns poucos tijolos que estão a frente de seu nariz.

Dessa forma, nunca esteja convencido que não tem um traço sequer de característica egóicas, só porque não consegue ver.

Creio que tu concordarás comigo quando digo que o doente mais difícil de ser tratado é sempre aquele que não admite sequer a hipótese de estar doente. Por exemplo, vi muitos trabalhos maravilhosos ruírem nas mãos de líderes incautos que se recusam a ver a sua falta de preparo, que se recusam ouvir opiniões, que levam suas atitudes tão somente baseadas no seu EGO.

Desde modo, vemos organizações, empresas e até mesmo trabalhos humanitários e religiosos que tem uma estrutura bem organizada e fluida encontrarem sua ruína, apenas por causa do EGO.

Dita a consciência que, por precaução, façamos um "check-up" de despistagem de tempos a tempos, mesmo que tudo pareça bem. Assim é na saúde física, saúde espiritual e também em no nosso tratar diário. Quanto mais frequentemente se fizer este exame, maior será a segurança do diagnóstico.

O check-up sobre o "vírus" do ego pode ser feito de duas formas distintas, que convergem numa só:

Sempre que se ver disposto para apontar o dedo ao ego do vizinho… verifica quantos dedos da tua mão ficaram apontados para ti. Que esse sinal criado pela Natureza te lembre a todo momento de virar a crítica que tem pronta para os outros para si mesmo. Aproveita os defeitos que vê nos outros para descobrir os seus próprios! Sim, porque reconhecer (re-conhecer) significa exatamente "voltar a conhecer", e ninguém "volta" a conhecer algo que não conhecia antes. Ninguém reconhece um chocolate como chocolate sem que tenha já passado pela experiência de pessoalmente ter experimentado o sabor! Ninguém reconhece o defeito do outro se não o tiver (mais ou menos latente) dentro de si.

Reserva uma ou outra das tuas meditações para se visualizar em situações limite (fome, guerra, etc), pois só nessas alturas as partes mais negras da nossa natureza tendem a vir à superfície. Deixa sair. Observa. Entenda. E então, utiliza a consciência e a compaixão para as transmutar.

E estes dois métodos convergem num só:

A maioria das pessoas vai vivendo numa combinação de corpo, espírito e mente, como se fossem isso, essa mistura.

Corpo, espírito e mente são veículos distintos, para serem usados em dimensões, e ocasiões distintas.

Se você quer saber em que estado se encontra o seu próprio castelo, recomendo que deixe sua consciência dar um "passeio" pra fora dessa mistura, e se afaste desse agregado chamado "eu". Olhe para tudo como se olhasse o castelo do vizinho. Sem preconceitos que acabam tolhendo a visão dos pormenores. Observe teu castelo como se não morasse nele.

Garanto que verá várias falhas, vários pontos fragilizados que exigem sua atenção imediata.

Ah e outra coisa, lembre-se do principal: Domine seu ego, seja aberto a mudanças, seja aberto a opiniões e só assim terá um mundo melhor e esperançosamente mais evoluído, porque seu mundo evolui conforme sua evolução, não adianta clamar tanto pela mudança e evolução se você é um acomodado de mente fechada.